Guia prático de design para redes sociais

Nesse post reuni o básico sobre design para redes sociais, para você conseguir colocar em prática, sem sair de casa.


Dicas simples, para você tirar suas ideias do papel e colocar em prática, usando o site ou aplicativo Canva e alguns outros sites que irão te ajudar a desenvolver o seu projeto para redes sociais, sem sair de casa.

Escolhendo a paleta de cores para o seu negócio digital


Antes de escolher a cor para o seu negócio digital, estude sobre ela. Entenda o que cada cor transmite e como a cor pode influenciar naquilo que você deseja passar para o seu cliente.

Se você não tem um profissional de design para te ajudar, faça uma pesquisa no Google sobre o significado das cores, que já irá te ajudar.


Escolhida as cores, use sites como o Coolors, que cria uma paleta de cores e faça testes usando o site Canva, onde você pode testar, criando designs gratuitos.


Pesquise sobre a teoria das cores e você irá descobrir sobre as cores primárias, secundárias e terciárias e como o uso inadequado das cores, pode influenciar na imagem que você deseja passar.


Escolhendo a fonte (letras) para o seu design


Quando o assunto é criar um design para o seu negócio digital, além de pensar na cor da marca, outro assunto importante é a tipografia, ou seja, a letra que será usada na criação do material.


Uma escolha errada da tipografia, pode inclusive atrapalhar aquilo que você quer transmitir.

Fontes serif ou fontes com serif (serifa) são fontes que possuem um prolongamento em suas extremidades.


Fontes Sans-Serif: ou fontes sem serifa, são fontes que não possuem traços ou prolongamentos na sua forma.

Fontes Script são aquelas fontes cursivas, ou seja, se assemelham à escrita manual.


Fontes Dingbat: são fontes (símbolos) equivalentes às letras.
Aprendendo sobre tipos de imagem
E para concluir vou falar sobre dois tipos de arquivos de imagens mais comuns na internet e que são usados nas redes sociais, como Instagram.

O primeiro é o JPEG, um padrão de arquivo usado em praticamente todos os programas de edição de imagens. Esse tipo de formato é capaz de comprimir a sua imagem, facilitando seu envio ou recebimento. Porém, quanto mais o arquivo seja comprimido, maior será a perda de qualidade da imagem.


O segundo é o PNG onde o fundo da imagem é transparente e a compressão é feita sem a perda da qualidade da imagem.


Esse tipo de formato é excelente para fotografias, o que para usar no Instagram é essencial, por se tratar de uma rede social de imagens.

Lembre-se dessa diferença quando for postar uma foto ou mesmo um design nas suas redes sócias, isso fará diferença.

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