Escrevo esse post em meio a uma pandemia, onde estamos aprendendo a usar aquilo que temos disponível, para compartilhar nosso cotidiano e principalmente nosso trabalho através das redes sociais. ⁣

Então, vou compartilhar com você, algumas dicas que serão úteis, para você aplicar nas suas fotografias com o celular: ⁣

Aumente o brilho da tela, sempre que for fotografar

Assim ficará mais fácil para você enxergar o objeto ou pessoa que será fotografado. Portanto, nunca se esqueça de deixar com o brilho máximo ao fotografar.

Limpe a lente sempre antes de fotografar

Nosso celular está sempre em contato com nossas mãos ou em algum lugar que acumula poeira como bolsas, mesas e outros lugares. Portanto, limpe sempre a lente cm um pano seco e limpo.

Ative o modo grade do celular

Esse recurso te ajuda a alinhar a foto ao horizonte, evitando que ela fique torta. E você encontra essa opção nas configurações do seu aparelho, bastando ativar apenas uma única vez.

De preferência use a câmera traseira para fotografar, pois a qualidade é melhor

As câmeras frontais e traseiras do celular têm qualidades diferentes. Uma dica boa é ir tentando tirar selfies com a câmera traseira, você verá resultados incríveis! Vá treinando até conseguir.

Fotografe de preferência usando a luz natural e lembre-se que fotografia é luz!⁣

Nem sempre estamos em um ambiente ideal para fotografar, mas o ideal é sempre fotografar usando a luz do dia, ou seja, a luz natural. Então, aproveite aquele cantinho mais iluminado da sua casa e fotografe.

Fotografe o que deseje de perto e cuidado com o foco

Se você quer fotografar algo, chegue perto, aproxime-se aos poucos, procure o melhor ângulo e tire várias fotos até escolher a melhor. Mas atenção ao foco e na dúvida, tire mais fotos.⁣

Carregue o celular antes de fotografar

Imagina que você está no meio de um trabalho importante e bateria do celular acaba, prejudicando todo um trabalho. Então, além de deixar o celular sempre carregado, leve o carregador com você, sempre.⁣

Crie um cenário que tenha haver com o tema que será fotografado

Não adianta, você ter um ensaio sobre moda praia e você usar um casaco na modelo. Ou ainda, fotografar um produto de beleza sustentável e colocar uma pele de animal da composição do cenário.

Então, antes de compor seu cenário, pesquise. Use o Pinterest, você irá encontrar inspirações incríveis!

Encontre o estilo de fotos que mais gosta

Pense em um estilo de fotos que você mais gosta. Não importando o tipo de foto: retrato, paisagem, moda…encontrar o seu estilo vai além disso. É a sua descoberta, o seu tempo de fotografia e como se identifica.

Eu por exemplo, não gosto de fotografar pessoas em poses pré-determinadas, prefiro deixá-las à vontade e eu vou buscando o ângulo e luz para aquela sessão de fotos.

Fotografe várias vezes e por ângulos diferentes

Tem uma frase que eu amo, leia-se: “mova-se, você não é uma árvore”. Não sei de quem é, mas ela vale também para fotografia.

Busque todas as possibilidades de ângulos, vá se movimento entorno do objeto que será fotografado. Te garanto, que você descobrirá ângulos incríveis!

Busque referências de fotógrafos que você admira e site de imagens, inspire-se

Inspiração é algo que não temos todos os dias, então buscar referências em sites, livros, documentários, por exemplo, fará toda diferença e te deixará com mais ideias para suas fotos.

Não fotografe pessoas sem a autorização delas

Essa é uma dica muito importante, principalmente para quem faz fotos na rua, do cotidiano.

Imagina você na rua e alguém de fotografa, você iria gostar? Como saber onde sua imagem será usada por aquele desconhecido? Então, não faça o mesmo.

Uma dica importante é sempre que for fotografar na rua, peça autorização aquela pessoa. Você pode criar um formulário de autorização e carregá-lo com você, para que seja preenchido pela pessoa.⁣

Evite usar o zoom da câmera para a imagem não perder a qualidade

Nunca dê zoom o suficiente para deixar sua foto sem foco ou com boa resolução. Foi como disse há pouco, mova-se, procure o melhor ângulo para fotografar.

Atente-se ao que está atrás da pessoa ou objeto que será fotografado, para não poluir a fotografia com informações demais

Sabe aquela frase minimalista, “menos é mais”, então ela também vale para fotografia.

Crie um cenário para suas fotos, valorizando o objeto ou pessoa que será fotografado e vá compondo o cenário em torno disso, não ao contrário.

Sempre edite suas fotos, faça ajustes de luz, sombra, nitidez e cortes se necessário

Edição é tão essencial, que poderia ser a primeira dica desse post, mas deixei para o final, afinal tenho vários posts aqui sobre o assunto, que você precisa ler.

20 melhores filtros do VSCO para edição de fotos de verão

Dicas simples para tirar fotos usando qualquer celular

3 aplicativos para criar fotos polaroid que você precisa baixar agora

E se esse post foi útil para você, deixe seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais.

Você também pode gostar: